Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Práticas sobre Gestão Escolar: uma análise a partir do levantamento de teses e dissertações (2009 a 2015)

2017; UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português

10.26843/ae19828632v10n22017p262a275

ISSN

1982-8632

Autores

Rosa Lirane Godinho De Andrade, Cristiane Machado, Cristiane Machado,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Esta pesquisa buscou analisar práticas de gestão escolar, no período de 2009 a 2015 no banco de teses e dissertações catalogadas e disponibilizadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, tendo como filtro os descritores: práticas de gestão escolar, ação de gestão escolar e práxis de gestão escolar. A pesquisa se insere no campo dos estudos sobre o Estado da Questão. Na primeira etapa, foram analisadas 146 pesquisas, na 2ª etapa foram selecionados 22 trabalhos que serviram de base para elaboração do quadro síntese com os principais dados da pesquisa. Além dos autores das teses e dissertações, este estudo se apoia também nos referenciais teóricos de: Paro (1987, 2000, 2002 e 2010); Sander (2003, 2007); e Lück (1994 e 2010). Os dados foram analisados a partir do campo de estudos “Estado da Questão”, que é uma investigação específica a respeito de um tema. Os resultados apontam que os temas recorrentes nas pesquisas analisadas foram a gestão democrática, autonomia e financiamento da educação e formação de gestores escolares. Os estudos apontaram ainda, que para o gestor escolar ter uma prática eficiente e eficaz, que levem em conta as dimensões acima citada, as formações devem contemplar esses temas, levando em consideração o contexto sociocultural de sua atuação.

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