Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

TRANSEXUALIDADE E EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA EM PERIÓDICOS DAS CIÊNCIAS DA SAÚDE

2017; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 23; Issue: 3 Linguagem: Português

10.22456/1982-8918.64857

ISSN

1982-8918

Autores

Jéssica Leite Serrano, Iraquitan de Oliveira Caminha, Isabelle Sena Gomes,

Tópico(s)

Physical Education and Sports Studies

Resumo

Este é um estudo de revisão sistemática sobre o tema transexualidade em periódicos do campo da saúde. O percurso metodológico seguiu as etapas de: (1) busca em bases eletrônicas (2005-2015), com os descritores “Educação Física”, “exercício físico”, “atividade física”, “corpo”, “práticas corporais”, “transexual”, “transexuais”, e os operadores “and” e/ou “or”; (2) leitura dos títulos/resumos; (3) primeira inclusão; (4) aplicação do teste de relevância; (5) inclusão definitiva (n=29); (6) organização e discussão em categorias (construção sócio-histórica, políticas de saúde, militância e identidade de gênero), elaboradas a partir dos resultados. Verificou-se a predominância de estudos sobre aspectos biológicos e psicológicos, que tratam a transexualidade como patologia. Por outro lado, verificou-se também o crescimento de produções que analisam essa temática de forma mais holística nas Ciências da Saúde e consequentemente na Educação Física.

Referência(s)