
ANÁLISE SOBRE ORIENTAÇÕES POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL
2017; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 12; Issue: 3 Linguagem: Português
10.12957/demetra.2017.28669
ISSN2238-913X
AutoresMarina Noronha Costa do Nascimento, Maria Cláudia da Veiga Soares Carvalho, Shirley Donizete Prado,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoEntendendo, na perspectiva das Ciências Humanas e Sociais, as agendas governamentais como parte de uma estrutura social dinâmica que produz documentos políticos, que, de modo reflexivo, motivam processo educativo em alimentação, o objetivo da pesquisa que inspirou este artigo foi analisar as principais diretrizes e orientações políticas de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) presentes no Marco de referência de educação alimentar e nutricional para políticas públicas , utilizando o conceito de ideologia em sua relação com educação para fundamentar a discussão. O percurso metodológico adotado compreendeu a pesquisa documental e a análise documental, que possibilitaram sistematizar a avaliação do documento a partir das dimensões propostas por Cellard. O documento apresenta seus princípios e orientações para as práticas de EAN de modo idealizado, e simplificado, ainda que o tema seja denso e complexo. Foram analisados aspectos complexos de contradições inerentes ao processo educativo, como o uso de um discurso que se pretende transformador, fundamentado na educação libertadora freiriana, mas que não escapa de um aspecto “bancário”, quando reflete a intenção de moralizar práticas, regulando-as em um modelo que se quer ‘certo sobre um fazer EAN’ que tensiona com a realidade da desigualdade social perversa brasileira. DOI: 10.12957/demetra.2017.28669
Referência(s)