Análise e Melhoria de Processos de Negócios

2015; Issue: 213 Linguagem: Português

ISSN

2526-8414

Autores

Saulo Barbará de Oliveira, Américo da Costa Ramos Filho, Déborah Elis Malerba Lemes, Fernando Gonçalves Maia Garcia, Joana Braconi, Julio César Benalcazár Chum, Kelly Sganderla, Luiz Chalola, Mario de Araujo Almeida Neto, Ricardo Antonio de Castro Barbosa, Rildo Ribeiro dos Santos, Roquemar de Lima Baldam, Samuel Castañon Penha Valle,

Tópico(s)

Big Data and Business Intelligence

Resumo

O maior valor deste livro esta em sua capacidade de explicar com simplicidade e precisao tudo o que e necessario para uma implantacao bem-sucedida da gestao por processos. A obra representa a consolidacao do trabalho de equipes de colaboradores que se uniram para apresentar suas visoes, conhecimentos e experiencias sobre o que muitos autores consideram ser a ultima fronteira da administracao, que e a Gestao de Processos de Negocios (Business Process Management).De um lado a academia e centros de pesquisas, representados por profissionais e pesquisadores, e de outro, o pessoal do mercado de trabalho, representado por profissionais de empresas e consultores de modo geral, ambos os grupos unidos pelo interesse em comum: a melhoria da gestao de processos, com o fim de eleva-la a categoria de Gestao de Processos. Apos situar o leitor no contexto internacional e introduzir as nocoes basicas (Capitulos 1 e 2), o livro oferece dois capitulos sobre modelos internacionais de referencia para o diagnostico e melhoria de processos (Capitulos 3 e 4). A seguir, a obra aponta uma das tendencias hoje mais importantes, o SOA (sigla em ingles para Arquitetura Orientada a Servico) (Capitulo 5). Os seis capitulos seguintes percorrem as estacoes do ciclo BPM. Apressar-se demais em qualquer uma delas pode gerar consequencias bem ruins no futuro: criar um sistema de gestao deficiente ou, mais do que isso, francamente ineficiente. As tecnicas de otimizacao e modelagem que possibilitam simular o estado futuro desejado sao abordadas no capitulo 7. Uma atencao toda especial deve ser dada a questao da medicao do desempenho dos processos, onde se comprova o bom funcionamento do conjunto e das partes (Capitulo 11). Os dois ultimos capitulos sao dedicados, respectivamente, a esclarecer a necessidade e a importância de planejar e conduzir as iniciativas, acoes ou programas de melhoria de processos como um projeto devidamente estruturado (Capitulo 12) e a apresentar uma proposta de questoes a serem investigadas visando a elaboracao de projetos de pesquisa sobre os assuntos abordados no livro (Capitulo 13).Obra de referencia para profissionais que lidam com projetos de analise e melhoria de processos em organizacoes de qualquer porte ou natureza juridica. Leitura complementar para as disciplinas Planejamento Organizacional, Sistemas, Metodos e Processos Administrativos, Gestao e Estrategia em Negocio e outras que tratam da elaboracao de projetos de pesquisas academicas, tanto nos cursos de graduacao como de pos-graduacao em Administracao.

Referência(s)