
Imagens fílmicas infantes: espaços de incidência inventiva
2017; Volume: 35; Issue: 2 Linguagem: Português
10.24933/horizontes.v35i2.306
ISSN2317-109X
AutoresVivien Kelling Cardonetti, Marilda Oliveira de Oliveira,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoEste artigo é parte de uma pesquisa de doutorado em Educação e Artes na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e propõe produzir diferentes fluxos de pensamentos a partir de três encontros fílmicos em que a criança se faz presente. Intenciona dar atenção àquilo que tem a potência de afetar (SPINOZA, 2010) e inquietar, possibilitando a produção de diferentes arranjos e tessituras em relação à educação. As problematizações suscitadas a partir do cruzamento dos espaços de incidência inventiva com a potência infante (DELEUZE, 2006) nos filmes ‘Los colores de las flores’, A Invenção de Hugo Cabret’ e ‘O Balão Branco’, potencializou o esboço de outras possibilidades de atuar, simulando diferentes modos de ser e desenhando singulares formas de vivenciar a docência.
Referência(s)