Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

FORMAS DE MANIFESTAÇÃO DO PASSADO EM FILMES DE ALAIN RESNAIS Aproximações sociológicas

2018; National Association of Post-Graduate Research in Social Sciences; Volume: 33; Issue: 96 Linguagem: Português

10.17666/339615/2018

ISSN

1806-9053

Autores

Mauro Luiz Rovai,

Tópico(s)

History, Culture, and Society

Resumo

Este trabalho apresenta parte substancial dos resultados de um projeto de investigacao mais amplo sobre tres filmes do cineasta frances Alain Resnais (1922 - 2014). No texto ora apresentado nosso interesse e perscrutar uma questao especifica, a saber, como estao construidas, em Noite e neblina , Hiroshima meu amor e A guerra acabou – filmes que, cada qual a seu modo, fazem referencia a eventos marcantes do seculo XX - as formas pelas quais o passado se manifesta no presente. Assim colocada, a questao permite que nos debrucemos sobre a dimensao temporal presente nos filmes sem que precisemos fazer uma incursao pela questao da memoria e, no mesmo passo, possamos tomar como ponto de partida das analises os proprios filmes. Consequentemente, o metodo utilizado neste estudo privilegia a forma propria de producao de sentidos nos filmes, dando particular enfase ao modo como estao articulados seus elementos expressivos (como, por exemplo, imagens, sons, dialogos, gestos etc.).

Referência(s)