Artigo Produção Nacional

AVALIAÇÃO MEDIADORA: PERSPECTIVAS PARA APRENDIZAGEM

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÃNGULO MINEIRO; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2359-1064

Autores

Paulo Henrique Simon, Adriano Antonio Faria,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

A avaliacao no âmbito escolar e um instrumento de complementacao para o processo de ensino/aprendizagem, porem ainda e um objeto de reflexao entre os educadores no momento de promover tal acao quanto ao conhecimento do aprendiz. Por isso, este artigo, aborda a relevância de avaliar como um fator essencial a organizacao do conhecimento adquirido, no sentido de ser flexivel no momento de reordenar as rotas desse processo que envolve professor e aluno na hipotese de ser assertivo, quanto ao objetivo final desejado. Este estudo enfatiza a questao da avaliacao como um ato continuo, complementar as praticas adotadas no ato de ensinar. Objetiva verificar se existem alternativas que possam subsidiar o professor dentro da escola, no intuito de auxiliar seus alunos a atingir melhores resultados em exames de maior complexidade como o Exame Nacional do Ensino Medio - o Enem. Para a composicao do trabalho utiliza-se da pesquisa bibliografica como metodologia de investigacao e sustentacao teorica deste artigo. O estudo possibilita ter a concepcao da avaliacao como um processo mediador do conhecimento.

Referência(s)