Artigo Revisado por pares

Princípios teórico-metodológicos do design-based research (DBR) na pesquisa educacional tematizada por recursos educacionais abertos (REA) Principios teórico-metodológicos de design-based research en la investigación educativa basada en recursos educati

2017; University San Gregorio de Portoviejo; Volume: 1; Issue: 16 Linguagem: Português

10.36097/rsan.v1i16.425

ISSN

2528-7907

Autores

Ana Nobre, Elena María Mallmann, Isabelle Martin-Fernandes, Mara Denize Mazzardo,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O proposito deste artigo e sistematizar principios teorico-metodologicos do Design-Based Research (DBR) em pesquisa educacional tematizada pela integracao de Recursos Educacionais Abertos (REA). Destacam-se caracteristicas, etapas metodologicas, pontos positivos e negativos da abordagem. Apresenta-se as fases de organizacao do Design-Based Research via diagnostico para identificacao do problema, design, implementacao de ciclos iterativos e reflexao no contexto da formacao online e aberta de professores no formato Small Open Online Course (SOOC). Os resultados evidenciam o potencial da DBR para desenvolver colaboracao, interacao e autonomia entre todos os participantes de pesquisas em educacao. Conclui-se que as fases ciclicas da DBR sao propicias para gerar dinâmica de acao-reflexao-acao, sustentando espirais de design, implementacao e avaliacao de solucoes educacionais mediadas por tecnologias educacionais em rede, como os Recursos Educacionais Abertos, no âmbito da pratica pedagogica.

Referência(s)
Altmetric
PlumX