
Música e som em três documentários brasileiros curta-metragem de 1959: nacionalismos, tradição, modernismos e identidade brasileira
2017; Universidade da Beira Interior, Portugal (UBI) & Universidade Estadual de Campinas, Brasil (UNICAMP); Issue: 22 Linguagem: Português
10.20287/doc.d22.dt10
ISSN1646-477X
Autores Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoAnalisamos características sonoras comuns a três documentários curtas-metragens brasileiros de 1959 ( O mestre de Apipucos e O poeta do Castelo , de Joaquim Pedro de Andrade e Arraial do Cabo , de Paulo Cezar Saraceni e Mário Carneiro): O uso de música preexistente ao longo de todo ou quase todo o filme, em especial, peças de Villa-Lobos e Bach, voz over e pouco ou nenhum ruído. Após mapeamento de cada trecho de música, consideramos evocações de nacionalismos, modernismos, tradição e identidade brasileira trazidas tanto pelas associações dos sons com as imagens quanto por aspectos da música em si. Palavras-chave: música; som; documentário; nacionalismo; modernismo; identidade.
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