
MAPEAMENTO DOS ESTUDOS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ÂMBITO DO PROCESSO DE BOLONHA EM PORTUGAL
2017; FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; Volume: 3; Issue: 6 Linguagem: Português
10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p248
ISSN2447-4266
AutoresElaine Jesus Alves, Bento Duarte da Silva, Raiane da Silveira da Silva,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoConsiderando as mudanças ocorridas na educação superior europeia com a implementação do Processo de Bolonha (PB) cujas ações impactam diretamente na ação docente e na formação do professor, este artigo tem o objetivo de mapear as pesquisas realizadas em Portugal sobre a formação de professores no contexto do PB com vista a compreender as implicâncias que uma reforma no ensino superior desta amplitude pode impactar nos trabalho docente dos professores. A metodologia utilizada foi revisão sistemática utilizando pesquisa nos Repositórios Científicos de Acesso aberto de Portugal (RCAAP) que agrega metadados das principais instituições universitárias e de pesquisa daquele país. Os resultados demonstram que os estudos sobre os impactos do PB sobre a formação docente ainda são incipientes e que, dada a dimensão das mudanças em diversos aspectos que envolvem a profissão docente, existe a necessidade de mais pesquisas e estudos que visem investigar e propor melhorias para os problemas levantados.
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