
PROCESSOS DE GESTÃO: DESCOMPLICANDO A QUESTÃO DA QUALIDADE
2003; Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português
10.21529/recadm.20030202004
ISSN1677-7387
AutoresJoão Carlos Chiochetta, Jo�ão Luiz Kovaleski, Neury Boaretto, Nádia Sanzovo,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO presente artigo se propõe a fazer uma reflexão sobre questões que envolvem processos de implantação de Gestão da Qualidade nas organizações, principalmente em pequenas e médias empresas. Um breve histórico tenta resgatar a necessidade, hoje questão de sobrevivência nas empresas, de se implantar esses processos. A qualidade em produtos ou serviços não é uma obrigação simplesmente para grandes organizações. Com a economia globalizada e a possibilidade de se estar na rede mundial a todo momento, todos, que de alguma forma estão envolvidos com processos produtivos ou prestação de serviços, têm de estar preparados para enfrentar esses novos tempos. Esse preparo requer alguns cuidados básicos e normatizações a serem implantadas pelas empresas. Dessa forma, para toda e qualquer empresa, seja de que segmento ou que tamanho for, qualidade é sim, questão de sobrevivência.
Referência(s)