Percentual de Contas recebidas e devolvidas do Faturamento para o Setor de Auditoria de Contas Médicas de em um Hospital Particular do Recife
2017; Persona Institute of Higher Education; Volume: 11; Issue: 37 Linguagem: Português
10.14295/idonline.v11i37.873
ISSN1981-1179
AutoresGrace Mary Gomes Cintra, Carla Giselly de Souza, Marta Gerusa Silva de Souza, Gislene Farias de Oliveira,
Tópico(s)Public Health in Brazil
ResumoA atenção à saúde não é gratuita e sejam quais forem as fontes de financiamento, públicas ou privadas, elas absorvem recursos na forma de impostos, seguros ou despesas particulares. O sistema brasileiro de saúde tem passado por uma crise financeira, sem precedentes, crise esta resultante da má administração financeira destes recursos. A palavra Auditoria vem do latim Auditore, que significa aquele que ouve, ouvidor. É o perito encarregado de examinar contas. O processo de auditoria consiste em analisar documentos, registros, orçamentos, apresentações de fatos ou outras informações e depois comparar com uma norma ou requisito pré-estabelecido. A glosa é o cancelamento parcial ou total destes itens, por serem considerados ilegais ou indevidos, ou seja, quando o auditor do plano de saúde não considera cabível o pagamento. Faturamento é o conjunto dos recebimentos expressos em unidades monetárias, obtidas por uma empresa com a venda de bens ou serviços em determinado período, em outras palavras é o número de unidades de bens ou serviços vendidos multiplicado pelo preço de venda unitário. Foi possível observar que o convenio que mais atendeu durante o ano de estudo foi o Sulamérica, com um total de 17,67% dos atendimentos realizados no ano, seguido do convênio Unimed com 14,75% e Saúde Bradesco 13,72%. Para que possamos diminuir o percentual de perdas hospitalares é necessário um planejamento prático e eficaz, objetivando a pré-análise, que deve ser feita por profissionais de saúde qualificados possuidores de uma visão crítica e propositora de sua atuação, onde, devem desempenhar suas atividades focando sempre na qualidade da assistência prestada aos pacientes desde sua admissão até a alta hospitalar, acompanhando todos os procedimentos realizados, comparando prescrição com a saída de material médico da farmácia, monitorando solicitações de exames, lançando taxas, observando descrição e a evolução médica e de enfermagem, orientar os profissionais, quanto a importância de uma evolução fiel, real técnica.
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