Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Causas associadas aos acidentes de trânsito envolvendo motociclistas: revisão integrativa

2017; Volume: 7; Linguagem: Português

10.19175/recom.v7i0.1514

ISSN

2236-6091

Autores

Valdinei Ferreira de Jesus, Leila das Graças Siqueira, Andreia Soares de Santana Ferreira, Fernanda Cardoso Rocha, Ana Paula de Oliveira Nascimento Alves,

Tópico(s)

Traffic and Road Safety

Resumo

Objetivo: O presente estudo objetivou identificar na produção científica existente as causas associadas aos acidentes de trânsito envolvendo motociclistas. Metodologia Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, a busca pelos artigos foi realizada em maio de 2015 na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS-Bireme), pelas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e portal da Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), considerando as publicações disponíveis no período de 2009 a 2014. A busca pelas produções resultou inicialmente 114 produções e a partir do estabelecimento dos critérios de inclusão e exclusão, a revisão constitui-se em 8 artigos. Resultados: Foram identificadas as seguintes categorias de análise temática: ‘O pedestre e o crescimento da frota de motocicleta no Brasil’, Perfil epidemiológico da vítima de acidente de trânsito envolvendo motocicleta’ e ‘Principais causas associadas aos acidentes de trânsito envolvendo motociclistas’. Conclusão: O estudo permite concluir que as principais causas associadas aos acidentes envolvendo motociclistas e motocicletas, foram o aumento da frota de motocicletas, as características individuais dos condutores, as condições locais do tráfego, a fadiga ao fim do dia e elevação do fluxo de veículos, a estrutura das vias, sinalização e iluminação, dia da semana e o horário da ocorrência, a falta de educação preventiva para o trânsito e o aumento do uso deste tipo de veículo para trabalho e lazer. Ressalta-se a necessidade de intervenções amplas, intersetoriais e multiprofissionais, que promovam um ambiente mais favorável para circulação de pessoas.

Referência(s)