O álbum poético em português e em espanhol: sinergia estética entre palavras e ilustrações
2017; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 22; Issue: 71 Linguagem: Português
10.1590/s1413-24782017227148
ISSN1809-449X
AutoresSara Raquel Reis da Silva, Moisés Selfa i Sastre,
Tópico(s)Linguistics and Discourse Analysis
ResumoRESUMO Este estudo procurou problematizar a relação textual que se observa entre a palavra e a imagem em um tipo de texto especialmente concebido para crianças: o álbum poético. Para tal, utilizamos alguns exemplos textuais significativos desse subgênero literário/editorial ainda em emergência tanto em Portugal quanto na Espanha, e propusemos uma definição e uma caracterização baseadas no comentário de sequências poéticas nas quais a ilustração sustenta o conteúdo verbal. Efetivamente, centrando a atenção no álbum poético de potencial recepção infanto-juvenil, sugere-se uma análise de diversos títulos de autoria portuguesa e espanhola, assente em uma leitura dialógica do texto verbal e do visual. A sinergia que se concretiza entre as duas componentes enunciadas alicerça essa nova construção estética que tem, na verdade e na sua essência, a poesia como matriz e, em larga medida, é devedora dos efeitos expressivos da metáfora.
Referência(s)