
A Resolução de Problemas de Produto Cartesiano por Alunos do Ensino Fundamental
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 43; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/2175-623664750
ISSN2175-6236
AutoresSandra Maria Pinto Magina, Alina Galvão Spinillo, Lianny Milenna de Sá Melo,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoResumo: O estudo investigou a resolução de problemas de produto cartesiano diretos (requer a multiplicação para sua resolução) e inverso (requer a divisão para sua resolução) por alunos do Ensino Fundamental, examinando o nível de complexidade deles e os procedimentos adotados por esses alunos em função do tipo de problema. Solicitou-se que 269 alunos do 3º ao 5º ano, entre 8 e 10 anos, resolvessem um problema de produto cartesiano direto e outro inverso. Como esperado, o problema inverso foi o mais difícil. As estratégias mostraram que os níveis de raciocínio combinatório variavam em função do tipo de problema. Observou-se uma progressão no processo de resolução de problemas de produto cartesiano diretos, mas não nos inversos.
Referência(s)