Artigo Produção Nacional

UMA REFLEXÃO SOBRE DISCURSO E PODER EM “CONTOS PROIBIDOS DO MARQUÊS DE SADE”

2017; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2446-4821

Autores

Reginâmio Bonifácio de Lima,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

O filme Contos Proibidos do Marques de Sade e uma producao holliwoodiana realizada pelo Estudio Fox Searchlight Pictures, incluido no genero dramatico, foi dirigido por Philip Kaufman e lancado no ano 2000 nos Estados Unidos. Partindo das concepcoes de Michel Foucault sobre discurso e poder, tem-se como objetivo, atraves deste trabalho, refletir acerca das relacoes entre essas nocoes foucaultianas e o filme “Contos Proibidos do Marques de Sade”. O filme retrata de forma fenomenal a realidade da intervencao psiquiatrica em fins do seculo XVIII. O tratamento da loucura realizado pela Igreja e um dos temas abordados, apresentando uma sociedade que possui suas acoes e pensamentos baseadas em um falso moralismo. A historia do filme Contos Proibidos do Marques de Sade gira em torno de quatro personagens principais: o Marques de Sade, o Medico Royer-Collard, o Abade de Coulmier e a Jovem camareira Madeleine LeClerc. O enredo do filme se passa quase que totalmente no espaco do Sanatorio de Charenton, no qual se encontrava enclausurado o Marques, que com o auxilio da jovem Madeleine enviava seus manuscritos para um cavaleiro que o levava para ser editado e distribuido. Nas palavras acima, o discurso e situado na “ordem das leis” e esta intimamente ligado com o desejo e com o poder. Por apresentar-se como uma configuracao de poderes e perigos, o discurso atua como importante elemento social, capaz de conferir voz aos sujeitos, sendo concomitantemente artefato de manipulacao e resistencia. Em toda sociedade, a producao discursiva e controlada, selecionada, organizada e distribuida, seguindo certos procedimentos que incluem poderes e perigos. Palavras-chave: Discurso, Poder, Sade, Loucura, desrazao.

Referência(s)