Artigo Acesso aberto Revisado por pares

A DECLARAÇÃO DE BOLONHA E O REFORÇO DA ABERTURA DO ENSINO SUPERIOR A NOVOS PÚBLICOS: perceções de pessoas adultas que frequentam a Universidade de Coimbra

2017; FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; Volume: 3; Issue: 6 Linguagem: Português

10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p169

ISSN

2447-4266

Autores

Isabel Sofia Fernandes Moio, Luís Alcoforado, Cristina C. Vieira,

Tópico(s)

Retirement, Disability, and Employment

Resumo

Em Portugal, ao mesmo tempo que se implementavam as orientações decorrentes dos compromissos da Declaração de Bolonha, foi criada legislação que enquadrava um novo regime de acesso de pessoas adultas ao ensino superior, o que provocou um acréscimo muito significativo de entradas, nas Universidades e Institutos Politécnicos, para maiores de vinte e três anos. Neste trabalho, apresentamos um estudo com estes estudantes, que frequentam a Universidade de Coimbra, realizado através de questionário com perguntas fechadas e abertas, seguido de focus group, onde se pode compreender a importância que a oportunidade de acesso e a experiência vivida, enquanto estudantes, têm para estas pessoas, mesmo que, em termos gerais, seja muito pouco considerada a sua especificidade de estudantes com caraterísticas e responsabilidades, profissionais e familiares, bastante diferentes.

Referência(s)