
INSERÇÃO DE GÊNERO NO CURRÍCULO DE HISTÓRIA E A FORMAÇÃO PARA O TRABALHO DOCENTE
2017; Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO); Volume: 10; Issue: 23 Linguagem: Português
10.20952/revtee.v10i23.6764
ISSN2358-1425
AutoresAparecida Souza Couto, Maria Helena Santana Cruz,
Tópico(s)Youth, Politics, and Society
ResumoInserir o olhar de gênero na condução da disciplina História do curso de Pedagogia numa instituição de ensino superior objetivou a despertar no alunado a percepção de que a história é construída por homens e mulheres indistintamente de orientação sexual, etnia, religião ou classe social, desenvolvendo a noção de que o gênero é a construção história e social sobre corpos sexuados. O relato de experiência como docente busca contribuir para a formação de educadoras/es capazes de identificar no currículo a ausência do gênero, e o necessário enfrentamento dessa lacuna. A metodologia adotada é nutrida de referencial bibliográfico e análise dos relatos coletados, por meio de questionário, cujas questões abertas aplicadas a 43 estudantes do quinto período permitiram que os progressos fossem manifestados e os desafios desvendados, revelando que as alunas encaram a docência para além das determinações do gênero, embora haja resquícios da tradição que liga a educação ao cuidado e ao afeto, marcas indeléveis da naturalização do feminino.Palavras-chave: Ensino de História. Gênero. Trabalho.
Referência(s)