Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Mapas Conceituais de Projeto: uma ferramenta para projetar objetos de aprendizagem significativa

2017; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 23; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/1516-731320170030012

ISSN

1980-850X

Autores

Alberto Bastos do Canto Filho, José Valdeni de Lima, Liane Margarida Rockenbach Tarouco,

Tópico(s)

Problem and Project Based Learning

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta uma metodologia de projeto de objetos de aprendizagem significativa chamada Projeto Baseado em Trajetórias de Aprendizagem (PBTA). Esta metodologia considera uma metáfora onde os conhecimentos prévios do estudante são pontos de partida, os objetivos educacionais são pontos de chegada e objetos de aprendizagem são estradas que conectam os pontos de partida aos pontos de chegada. Um tipo diferenciado de Mapa Conceitual chamado Mapa Conceitual de Projeto é utilizado como ferramenta de projeto para definir relações entre o conhecimento prévio do estudante e os objetivos educacionais. A base teórica inclui a Teoria da Aprendizagem Significativa e a Teoria da Carga Cognitiva. Estudos anteriormente realizados são citados como evidências da eficácia da metodologia proposta.

Referência(s)