Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

NACIONALISMO, NACIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO NO BRASIL

2016; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 20; Issue: 48 Linguagem: Português

10.1590/2236-3459/59251

ISSN

2236-3459

Autores

Juarez José Tuchinski dos Anjos,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

itinerarios da nacionalizacao do ensino no Brasil. Santa Maria: UFSM, 2014. s estudos sobre nacionalismo e educacao tornaram-se objeto de crescente interesse na historiografia da educacao brasileira. A sagaz observacao do naturalista frances Auguste Saint-Hilaire, ainda no seculo 19, de que aqui existia um pais chamado Brasil, mas nao existiam brasileiros, parece potencial para a construcao de problemas de pesquisa e de interpretacoes sobre a historia da educacao escolar em nosso pais na longa duracao. O historiador que se debruca sobre a questao encontra um cenario em que e preciso identificar de que modo os diferentes nacionalismos aos quais se refere Eric Hobsbawm (2008) - nacionalismo do Estado, dos trabalhadores, dos partidos politicos, dos grupos revolucionarios -, em diferentes tempos e contextos historicos e politicos nacionais - Imperio, Republica, Estado Novo, Ditadura - foram mobilizados com vistas a proposicao de um modelo ou tipo de nacao, aquela comunidade imaginada, para usar o conceito de

Referência(s)
Altmetric
PlumX