
ANÁLISE DA HEURÍSTICA DA ANCORAGEM NA PRECIFICAÇÃO DE AUTOMÓVEIS SEMINOVOS EM UBERLÂNDIA-MG
2017; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português
10.15600/rau.v15i2.1153
ISSN1984-6142
AutoresAlex Luiz da Costa França, Marcelo Andrade Milken, Roberta Leal Hias Teruel, André Francisco Alcântara Fagundes, Fernanda Maciel Peixoto,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoDas decisoes mais simples as mais complexas, o processo de tomada de decisao e uma constante na rotina diaria das pessoas e organizacoes. As Financas Comportamentais surgem para complementar as Financas Classicas, esclarecendo que o ser humano nao e tao racional como se imaginava ao decidir entre diversas alternativas. Neste cenario, as heuristicas vem para reduzir as exigencias do processamento de informacoes e para lidar com as limitadas habilidades cognitivas que as pessoas e empresas possuem na tomada de decisoes. A Heuristica da Ancoragem ocorre quando o individuo se utiliza de um valor de referencia (ou âncora) para definir quais acoes ira tomar frente a um problema ou oportunidade. Sob esta perspectiva, o objetivo deste trabalho foi avaliar a influencia da Heuristica da Ancoragem no processo de precificacao de veiculos seminovos de Uberlândia-MG. O estudo dos vieses cognitivos, em especial o estudo da Heuristica da Ancoragem, surge em um contexto de questionamento das Teorias Classicas de Financas, que pressupoem a racionalidade ilimitada do ser humano. O arcabouco teorico da pesquisa envolveu principalmente os estudos de Jacowitz e Kahneman (1995) e Oliveira, Peixoto e Fagundes (2015). Esta investigacao se classifica como descritiva e quantitativa e foi delineada como um quase-experimento, isto e, um metodo de pesquisa em que o pesquisador nao controla as variaveis de entrada do sistema e ha um tratamento nao randomico dos experimentos. Utilizaram-se questionarios com perguntas quantitativas e qualitativas que foram aplicados a 45 (quarenta e cinco) vendedores de automoveis usados de Uberlândia-MG no ano de 2015. Sabe-se que a frota de veiculos uberlandense (mais de 425.000 veiculos em 2015) corresponde a segunda maior frota do estado de Minas Gerais e a vigesima do Brasil, segundo dados do DENATRAN, o que justifica a escolha deste mercado para analise. Procedeu-se, entao, ao calculo de um Indice de Ancoragem e da segmentacao da amostra entre os seguintes grupos: grupo de calibragem e dois grupos experimentais (grupo de âncora alta e grupo de âncora baixa). Como principais resultados, observou-se que o indice de ancoragem quando avaliado para o grupo de âncora alta foi de 0,66, indicando que as avaliacoes dos vendedores moveram-se mais de 66% em direcao a âncora estabelecida. Por sua vez, para o grupo de âncora baixa, o indice de ancoragem foi igual a 0, significando inexistencia do vies neste sentido. No caso do grupo de âncora baixa, supoe-se que os vendedores tinham uma nocao precisa de que o preco de venda poderia ser mais alto, provavelmente em funcao de um certo “agio” decorrente da relacao oferta versus demanda. Em suma, constatou-se que a utilizacao de âncoras tem influencia no processo decisorio de precificacao de veiculos seminovos de Uberlândia para o periodo e amostra considerados.
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