
“O profeta”, de Samuel Rawet: moldura narrativa, corte cinematográfico e cena expressionista
2017; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS; Volume: 21; Issue: 42 Linguagem: Português
10.5752/p.2358-3428.2017v21n42p274
ISSN2358-3428
AutoresMaria Isabel Edom Pires, Maria Zilda Ferreira Cury,
Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
Resumo<p> Este artigo trata dos modos de construção do conto “O profeta”, de Samuel Rawet, a partir da leitura de algumas referências intermidiáticas. Analisam-se a epígrafe, como um procedimento antecipatório e modular do conto; as imagens que convidam à leitura de elementos picturais, como as que sintetizam a viagem do imigrante e as visões da guerra oriundas do domínio expressionista, em comparação com a obra do pintor Lasar Segall; e os cortes e a montagem que indicam procedimentos cinematográficos. Tais processos apontam, segundo esta análise, para a forma seccionada como é visto o imigrante, para a disrupção da sua figura na sociedade receptora e para a dificuldade que ele encontra de partilhar a experiência da guerra. O conto enfatizaria a impossibilidade de reconhecer a inteireza do estrangeiro na condição de imigrante por meio de recursos elípticos e sinedóquicos.</p><p>Palavras-chave: Conto. Imigração. Intermidialidade. Artes plásticas.</p>
Referência(s)