Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Insegurança, (re)partidarização e “fogo amigo”: a economia política da mídia na Era Lula

2017; FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE; Volume: 19; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

1518-2487

Autores

Fernando Lattmn Weltman, Viktor Chagas,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

O objetivo deste artigo e oferecer um quadro sintetico da evolucao do mercado de comunicacao brasileiro ao longo das Eras FHC (1995-2002) e Lula (2003-2011), observando como as mudancas advindas do processo de mobilidade social, em meio a atual revolucao tecnologica, podem influenciar o consumo de diferentes produtos jornalisticos. Na investigacao, a metodologia quantitativa apoia-se em uma perspectiva historica, com dados obtidos de diferentes bases (Inter-meios, IAP, IVC) sobre o faturamento do mercado brasileiro de midia e, mais adiante, da circulacao de jornais impressos. O trabalho se propoe a avaliar estes indicadores de modo a perceber as mudancas na paisagem politico-economica dos meios de comunicacao durante a Era Lula. Como resultado, a pesquisa aponta para uma crescente re-partidarizacao da imprensa nacional, especialmente por parte dos grandes jornais. Este movimento e decorrente do aprofundamento da crise no segmento de jornais de prestigio paralelamente a ascensao do modelo de jornalismo popular no pais

Referência(s)