
O FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE CAMPONESA: REPERCUSSÕES DO PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA NOS ESTADOS DO CEARÁ, MINAS GERAIS E PARANÁ (1998-2011)
2017; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 38; Issue: 140 Linguagem: Português
10.1590/es0101-73302017180449
ISSN1678-4626
AutoresGema Galgani Silveira Leite Esmeraldo, Mônica Castagna Molina, Maria Isabel Antunes-Rocha,
Tópico(s)Urban Development and Societal Issues
ResumoRESUMO: O artigo discutiu os resultados da II Pesquisa sobre o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), em sua fase qualitativa, focalizando as repercussões de seus cursos na trajetória de egressos residentes em nove assentamentos localizados nos Estados do Ceará, Minas Gerais e Paraná. Foram realizadas entrevistas narrativas junto a egressos dos três estados sendo problematizadas à luz do método analítico do materialismo dialético. Observaram-se repercussões nas dimensões pessoal (ampliação dos níveis de escolaridade e de atuação socioprofissional) e coletiva (escola mais próxima da realidade camponesa e do setor produtivo) e possibilidades de compreensão de identidade camponesa que sinaliza para resistências e lutas nos territórios de produção e reprodução de vida.
Referência(s)