Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Contribuição do Sistema de gestão de aprendizagem (LMS) para a gestão do conhecimento corporativo

2017; Organization of Ibero-American States; Volume: 74; Issue: 1 Linguagem: Português

10.35362/rie741662

ISSN

1681-5653

Autores

Maria Helena Mauro, Marcos Antônio Gaspar, Fábio Kazuo Ohashi, Fábio Luí­s Falchi de Magalhães, Marcos Vinícius Cardoso,

Tópico(s)

Information Science and Libraries

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo apresentar uma análise dos recursos disponíveis no Sistema de Gestão de Aprendizagem (LMS) no mercado corporativo, a fim de avaliar quais recursos são mais importantes para a gestão do conhecimento nas empresas. O propósito é colaborar com as empresas para que utilizem com mais eficiência os recursos disponíveis no LMS, servindo assim de suporte na análise para a aquisição de software LMS a ser aplicado à gestão do conhecimento organizacional. A análise considerou as aplicações de empresas líderes em dois levantamentos realizados pela Gartner e Forrester nos anos de 2015 e 2016, considerando as principais características destacadas em cada uma delas. Essa informação mostrou a estreita relação entre o e-learning (no caso desta pesquisa, o LMS) e a gestão do conhecimento. Os principais resultados destacam que as ferramentas de treinamento e aprendizagem são fundamentais na fase de obtenção e aquisição de conhecimento. Recursos como grupos de discussão, comunidades, reuniões on-line e compartilhamento de conteúdo são críticos na fase de distribuição e compartilhamento de conhecimento. Esses recursos contribuem, em conjunto, para a disseminação do conhecimento em torno da empresa, bem como para a ampliação do seu compartilhamento.

Referência(s)