Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Um canal aberto no ensino superior? MOOC e REA no mundo digital

2017; University of Guadalajara; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português

10.32870/ap.v9n2.1126

ISSN

1665-6180

Autores

Elena María Mallmann, Ana Nobre,

Tópico(s)

Online Learning and Analytics

Resumo

A inovação pedagógica mediada por tecnologias em rede no mundo digital é um desafio contemporâneo no ensino superior. Por isso, o objetivo é apresentar uma reflexão sobre a contribuição e organização didática dos Recursos Educacionais Abertos (REA) e M assive Open Online Courses (MOOC) na formação universitária mediada por tecnologias educacionais no século XXI. Parametrizados pelos procedimentos qualitativos típicos do estudo de caso, analisamos dados de dois MOOC internacionais que versavam sobre REA. Como resultados da participação ativa nos cursos, foram registrados planos de cursos, materiais didáticos, metodologia de avaliação, atividades de aprendizagem, interação entre participantes e partilha online . Evidenciaram-se elementos didáticos diversificados nos MOOC com ênfase em vídeos e variação entre carga horária, tipo e número de atividades semanais. Embora REA e MOOC já sejam possibilidades concretas para formação universitária online no mundo digital, inclusive, com grande demanda internacional, é necessário investir em políticas institucionais para consolidar a educação aberta.

Referência(s)