
ESPAÇO INTERATIVO DE ARGUMENTAÇÃO COLABORATIVA: CONDIÇÕES CRIADAS PELO PROFESSOR PARA PROMOVER ARGUMENTAÇÃO EM AULAS INVESTIGATIVAS
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 19; Linguagem: Português
10.1590/1983-21172017190117
ISSN1983-2117
AutoresArthur Tadeu Ferraz, Lúcia Helena Sasseron,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoRESUMO: O ensino por investigação é frequentemente considerado como catalisador do processo de Alfabetização Científica, pois favorece tanto o trabalho de práticas epistêmicas da ciência, como a argumentação, e a ocorrência de interações de diferentes naturezas que são essenciais para a construção de sentidos e significados. Neste trabalho, buscamos discutir a importância da promoção das interações neste contexto com foco na promoção da argumentação para a construção de entendimento pelos alunos sobre um determinado objeto de estudo. Nossos resultados, teóricos e empíricos, revelaram que a implementação de abordagens investigativas permite a configuração de um espaço interativo de argumentação colaborativa, ou seja, um ambiente em que a construção de argumentos é favorecida pela interação e colaboração entre os membros e elementos que constituem a sala de aula.
Referência(s)