Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Análise do potencial didático do livro de ficção científica no ensino de ciências

2017; UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português

10.3895/rbect.v10n2.3958

ISSN

1982-873X

Autores

Danielle Cristina Duque Estrada Borim, Marcelo Borges Rocha,

Tópico(s)

Animal and Plant Science Education

Resumo

O presente trabalho trata-se da análise do potencial didático de uma obra literária de ficção científica no Ensino de Ciências, dando ênfase a Educação Ambiental. Foi desenvolvida uma sequência metodológica, voltada para alunos do Ensino Médio, além da aplicação de questionários antes e após as atividades. Utilizando-se da Análise de Conteúdo de Bardin (1977), os dados foram analisados e discutidos, buscando avaliar as potencialidades didáticas dos trechos do livro. Nos resultados observamos que: 65% dos alunos conseguiram identificar nos trechos do livro as problemáticas ambientais, as quais foram debatidas no fórum ambiental desenvolvido; mais de 80% dos alunos visualizaram que estes problemas ambientais estão presentes no seu cotidiano, dando possíveis soluções aos mesmos; mais de 60% dos alunos gostariam que uma obra de ficção científica estivesse presente em outras aulas de Biologia. Logo, consideramos que a pesquisa contribuiu para as discussões acerca do uso da ficção científica no âmbito escolar.

Referência(s)