Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ADAPTAÇÃO DO JOGO WAR® COMO FERRAMENTA DIDÁTICA APLICADA AO ENSINO DE GEOGRAFIA – WARGEO

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 21; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5902/2236499422138

ISSN

2236-4994

Autores

Rafael Roehrs, ​Úrsula Freitag Gasparotto Denardin, Dandara Fidélis Escoto, Elton Luís Gasparotto Denardin,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Atualmente, os professores da educação básica encontram cada vez mais dificuldades de relacionar os conhecimentos curriculares ao cotidiano do estudante, principalmente devido ao perfil das novas gerações. O processo acelerado de conhecimento, produzido pelas novas tecnologias entra muitas vezes em conflito com a estrutura curricular das escolas. Assim, para acompanhar o desenvolvimento educacional, o professor necessita ser criativo e utilizar novas metodologias de ensino. Entre as diferentes técnicas de ensino-aprendizagem está o desenvolvimento de jogos didáticos. Neste estudo, foi feita a adaptação de um jogo aplicado ao ensino da Geografia do Mundo, a partir das regras e modelo do jogo tradicional “WAR®”. Foi construído um tabuleiro com o mapa mundi e demais materiais necessários para a aplicação do jogo, as regras são semelhantes às do jogo “WAR®”, mas adaptadas ao novo jogo. Para avaliar a aplicabilidade e eficiência deste novo método, o jogo foi aplicado em estudantes de Geografia do ensino fundamental. Foi realizada uma avaliação antes e após o desenvolvimento, a fim deve avaliar o aprendizado. O principal resultado consistiu na melhoria do aprendizado pelos estudantes. Confirma-se, portanto, que com este jogo foi desenvolvida uma nova metodologia de ensino de geografia aplicada ao ensino fundamental.

Referência(s)
Altmetric
PlumX