Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Gramática/análise linguística no ensino de inglês (língua estrangeira) por meio de sequência didática: uma análise parcial

2017; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 33; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/0102-445024628126508654

ISSN

1678-460X

Autores

Claudia Lopes Pontara, Vera Lúcia Lopes Cristóvão,

Tópico(s)

French Language Learning Methods

Resumo

RESUMO Este artigo discute as possibilidades de articulação entre o ensino de gramática/análise linguística e de expressão escrita (compreensão e produção) durante o processo de implementação de uma Sequência Didática por meio dos gêneros de textos comics, comic strips, political cartoon no contexto de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas do Estado do Paraná - CELEM. Nossas análises nos permitem concluir que o procedimento Sequência Didática viabiliza o trabalho com a gramática, possibilitando que esta seja trabalhada em sala de aula na perspectiva da análise linguística (cf.: Geraldi 1991, 1997), o que torna esse estudo muito mais significativo e real para o aluno.

Referência(s)