
Musical na televisão pública: princípios para uma curadoria participativa digital no programa Radar da TVE/RS
2017; FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE; Volume: 19; Issue: 3 Linguagem: Português
ISSN
1518-2487
AutoresCristiane Finger Costa, João Vicente Ribas,
Tópico(s)Cultural Industries and Urban Development
ResumoespanolEl programa musical Radar de TVE/RS, transmitido desde hace 25 anos, se configura como principal escaparate de la television de Rio Grande del Sur (Brasil) para bandas independientes y amateur. Con el objetivo de proponer nuevas soluciones para la programacion del canal publico, en un contexto de convergencia digital, hemos realizado una investigacion sobre la rutina de produccion y entrevistamos telespectadores. Basandonos en el analisis de los datos y en los conceptos de autores como Jenkins (2009; 2014) y Scolari (2014), planteamos una propuesta de curaduria participativa. Buscamos no solo ampliar el proceso de seleccion de los grupos que se presentan en Radar, como tambien aumentar la implicacion del publico, manteniendo y aprimorando el caracter publico del canal. portuguesO programa musical Radar da TVE/RS configurou-se apos 25 anos no ar como principal janela da televisao gaucha para bandas independentes e amadoras. Com o objetivo de propor novas solucoes para a programacao da emissora publica, em um contexto de convergencia digital, realizamos uma pesquisa sobre a rotina de producao e entrevistamos telespectadores. Baseados na analise destes dados e nos conceitos de autores como Jenkins (2009; 2014) e Scolari (2014), aventamos uma proposta de curadoria participativa. Visa-se ampliar o processo de escolha dos grupos que se apresentam no Radar, bem como o maior engajamento da audiencia, mantendo e incrementando o carater publico da emissora. EnglishThe TV show Radar of TVE/RS, after 25 years on air, is considered the main window of the southern brazilian television for independent and unprofessional bands. Because our objective was to propose new solutions for the public television, in a context of digital convergence, we developed a research about the production routine and interviewed TV viewers. Based on the analysis of these data and the concepts of authors such as Jenkins (2009, 2014) and Scolari (2014), we propose a participatory curatorial model. The purpose is to expand the band selection process, as well as to stimulate the audience participation, maintaining and improving the public quality of the TV station.
Referência(s)