
O ensino de música nas primeiras décadas do Brasil oitocentista (1808-1822)
2017; Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música; Volume: 23; Issue: 3 Linguagem: Português
10.20504/opus2017c2303
ISSN1517-7017
Autores Tópico(s)History of Education Research in Brazil
ResumoO artigo pauta o ensino de música ocorrido no Brasil nas primeiras décadas do século XIX, mais especificamente no ínterim compreendido entre 1808, ano da chegada da família real portuguesa, e 1822, ano da Proclamação da Independência. O objetivo é compreender quais os fatores que, a partir dos processos que ocorreram entre estes dois momentos pontuais de nossa historiografia, permitiram uma reorganização das possibilidades de educação musical no período, até então restrita quase exclusivamente aos espaços da Igreja e do Estado. Para tanto, o texto apresenta mais de 30 anúncios inéditos recolhidos em quatro dos periódicos inaugurais de nossa imprensa (Gazeta do Rio de Janeiro, Idade d’Ouro, Jornal do Commercio e Diário do Rio de Janeiro), articulando seus conteúdos com a bibliografia disponível sobre o tema e sobre a literatura brasileira oitocentista. As conclusões apontam para uma dupla perspectiva: a proliferação do ensino particular de música, com ênfase na ação de professores estrangeiros; e a inserção da música no programa de formação de mestres(as) de formação geral, bem como na grade curricular de escolas, academias e colégios privados.
Referência(s)