Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O jogo do método: jogos de tabuleiro como suporte ao ensino da disciplina Metodologia Científica

2017; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português

10.17648/rsd-v6i2.154

ISSN

2525-3409

Autores

Felipe Drude Almeida, João Wagner Ribeiro Amaral, Monique Sita de Pieri, João Mattar,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

Este artigo propõe um jogo de tabuleiro para apoiar o ensino dos princípios da pesquisa científica. A metodologia envolve revisão de literatura, avaliação de jogos e design de games. Seu objetivo é definir boas práticas para a produção e utilização de jogos de tabuleiro (analógicos ou digitais) na disciplina Metodologia Científica. A revisão de literatura identificou alguns jogos de tabuleiro desenvolvidos com esse objetivo: Snakes and Ladders, Defense of Hidgeon, The Game of Research e Cheats and Geeks. Esses jogos foram avaliados a partir de diversas categorias de design de games e design educacional, como: narrativa, usabilidade/interface, mecânica, gameplay, arte/estética, aprendizagem, som, balanceamento entre entretenimento/educação e tempo para jogar. A partir dessa avaliação, o artigo sugere boas práticas para o design de jogos de tabuleiro educacionais e apresenta a proposta de um jogo de tabuleiro, O Jogo do Método, para o ensino de metodologia científica.

Referência(s)
Altmetric
PlumX