Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Currículo mundial e ensino de contabilidade: estudo comparativo da matriz curricular de ciências contábeis em instituições de ensino superior brasileiras e francesas

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português

10.19094/contextus.v15i1.876

ISSN

2178-9258

Autores

Daniel Kouloukoui, Antônio Carlos Ribeiro da Silva, José Ronaldo Bezerra Gabriel, Jacilene Oliveira Gonzaga Andrade,

Tópico(s)

Accounting Education and Careers

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar e comparar as matrizes curriculares dos cursos de Ciências Contábeis das instituições de ensino superior (IES) da França e do Brasil em relação ao Currículo Mundial (CM), proposto pelo ISAR, grupo de trabalho da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD). Para alcançá-lo, realizou-se uma pesquisa exploratória baseada na análise documental de informações dos cursos de graduação em Ciências Contábeis de 10 universidades francesas e 10 brasileiras. Após a organização e classificação dos dados, realizou-se um estudo descritivo para verificar as similaridades entre os currículos dos cursos e o CM. Dentre outros achados, os resultados revelaram que 72% das IES francesas e 61% das brasileiras possuem matrizes curriculares correlatas ao CM. Concluiu-se que, de forma geral, as matrizes curriculares das universidades dos dois países estão próximas do CM.

Referência(s)