Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Uma análise comparativa entre as competências requeridas na atuação profissional do engenheiro contemporâneo e aquelas previstas nas diretrizes curriculares nacionais dos cursos de Engenharia

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 24; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/0104-530x1665-16

ISSN

1806-9649

Autores

Leonard de Araújo Carvalho, Adriana Maria Tonini,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Resumo A noção de competência é cada vez mais presente no ambiente acadêmico e no mundo do trabalho. Nesse contexto, o ensino de engenharia no Brasil estabeleceu, através das Diretrizes Curriculares para a graduação em engenharia, um roll de competências a serem desenvolvidas durante o curso. Com base nessa legislação, surge o questionamento a respeito da adequação dessas definições ao realmente requerido pelos profissionais em atuação. Dessa forma, procedeu-se à pesquisa junto a engenheiros atuantes no mundo do trabalho, a fim de verificar a adequação do estabelecido na legislação e ao requerido na prática. Observa-se que o conhecimento técnico é de fundamental importância e bem desenvolvido nas Instituições de Ensino; contudo, a área de gestão, embora prevista em algum grau nas diretrizes, não é desenvolvida durante a graduação, sendo detectada como uma deficiência a ser corrigida pelos engenheiros.

Referência(s)