
As vozes do indianismo em Il Guarany
2017; Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5335/rdes.v13i2.7275
ISSN2236-5400
AutoresPaulo Roberto Alves dos Santos, Denise De Lima Santiago Figueiredo, Paula Regina Siega,
Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoO romantismo no Brasil deve ser visto como um movimento inseparável do esforço para a criação de um país e suas instituições que, em todas as formas de expressão cultural, transformou o indígena em símbolo da nação. A partir desta perspectiva, o presente artigo analisa a recepção criativa que Carlos Gomes deu ao romance O Guarani (1857), de José de Alencar, por meio da ópera Il Guarany (1870). Para tanto, o eixo da análise destaca a importância da composição vocal para a recriação das características psicológicas das personagens, o que permite observar o empenho do compositor para se afastar o mínimo possível dos traços definidos pelo romancista e com isso garantir a preservação de vínculos entre a literatura e a ópera, enquanto por outro lado respeita as peculiaridades das respectivas linguagens.
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