Artigo Acesso aberto Produção Nacional

As vozes do indianismo em Il Guarany

2017; Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5335/rdes.v13i2.7275

ISSN

2236-5400

Autores

Paulo Roberto Alves dos Santos, Denise De Lima Santiago Figueiredo, Paula Regina Siega,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

O romantismo no Brasil deve ser visto como um movimento inseparável do esforço para a criação de um país e suas instituições que, em todas as formas de expressão cultural, transformou o indígena em símbolo da nação. A partir desta perspectiva, o presente artigo analisa a recepção criativa que Carlos Gomes deu ao romance O Guarani (1857), de José de Alencar, por meio da ópera Il Guarany (1870). Para tanto, o eixo da análise destaca a importância da composição vocal para a recriação das características psicológicas das personagens, o que permite observar o empenho do compositor para se afastar o mínimo possível dos traços definidos pelo romancista e com isso garantir a preservação de vínculos entre a literatura e a ópera, enquanto por outro lado respeita as peculiaridades das respectivas linguagens.

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