
Proposta de Educação Ambiental no Parque Estadual Sítio Fundão (Crato/CE) com ênfase na flora nativa
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 12; Issue: 4 Linguagem: Português
10.34024/revbea.2017.v12.2413
ISSN1981-1764
AutoresPriscilla Augusta de Sousa Fernandes, Rosimeire Soares Vieira, Mayra Alves Pinheiro, Marcelo Martins de Moura-Fé,
Tópico(s)Geography and Environmental Studies
ResumoAs Unidades de Conservação da Natureza (UCs) se apresentam como espaços vocacionados para a realização de diversas atividades relacionadas à Educação Ambiental (EA). Nesse contexto, por um lado, as trilhas se notabilizam por não apresentarem, de maneira geral, a necessidade de grandes investimentos, e, por outro lado, por proporcionarem a proximidade entre as pessoas e seus elementos naturais. Sendo assim, este trabalho propõe a sinalização e inclusão de uma nova trilha no roteiro de visitação do Parque Sítio Fundão, na cidade do Crato, região sul do Ceará, com ênfase na flora nativa para utilização como ferramenta de Educação Ambiental e conservação da natureza, sendo desenvolvido nas seguintes etapas: gabinete, campo e laboratório. Na proposta foram selecionadas as seguintes espécies nativas: jatobá, angico, timbaúba e sabiá (Fabaceae), tingui (Sapindaceae), juazeiro (Rhamnaceae) e o mandacaru (Cactaceae). A proposta de melhoria e sinalização da trilha secundária da UC, só vem a contribuir para tal, bem como servir de ferramenta para disseminar novas formas de educação ambiental nesta UC, ampliando e divulgando assim os recursos naturais, culturais e históricos, além de servir de vínculo para mudanças de comportamentos, hábitos e atitudes dos visitantes.
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