Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O PROGRAMA ATLETA NA ESCOLA: INSTITUCIONALIZAÇÃO EM TEMPOS DE PERENIDADE ESPORTIVA

2021; UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5965/25946412114

ISSN

2594-6412

Autores

Diozer Dalmolin da Silva, César Vieira Marques Filho, Bruna dos Santos, Antônio Guilherme Schmitz Filho,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Diante dos Megaeventos Esportivos que ocorreram no Brasil, a exemplo da Copa do Mundo de Futebol da FIFA em 2014 e dos Jogos Olímpicos em 2016, o governo criou iniciativas para incentivar as escolas a participarem e desenvolverem a iniciação esportiva por meio de práticas, com o envolvimento de um ambiente competitivo e com a intenção de promover a captação de atletas. O ponto de debate do presente estudo se origina na criação do Programa de Formação Esportiva Escolar – Atleta na Escola – do Governo Federal. Neste contexto, o objetivo da pesquisa foi analisar os argumentos utilizados pelo governo através da mídia institucionalizada para a divulgação e atribuição de sucesso ao Programa Atleta na Escola e realizar uma contraposição através do exposto por meio da mídia geral. A proposição metodológica baseia-se em Schmitz Filho (2005), dispondo de estudos cartográficos, com especial atenção às relações estabelecidas entre o sistema esportivo e o jornalístico, bem como as respostas geradas entre eles e o ambiente. Assim, percebe-se que as propostas governamentais não se sustentam como uma abordagem de longo prazo para que a iniciação esportiva se desenvolva em prol do aluno e também o direcionamento para o esporte de alto rendimento se reflete na Educação Física Escolar como uma reprodução daquilo que já se encontra imposto pelos sistemas midiático e governamental. Palavras-chave: Escola. Mídia. Esporte.

Referência(s)