
O ENSINO DE PERÍFRASES VERBAIS E VERBO-NOMINAIS
2017; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Issue: 8 Linguagem: Português
10.12957/pr.2016.30581
ISSN2317-2215
AutoresVinícius Maciel de Oliveira, Giselle Aparecida Toledo Esteves,
Tópico(s)Linguistics and Discourse Analysis
ResumoNeste artigo, discutimos o ensino de perífrases verbais e verbo-nominais, com base na análise de gramáticas tradicionais, descritivas, materiais pedagógicos entre outros estudos em âmbito acadêmico, fundamentando nossas ideias na proposta de que os usos moldam constantemente o sistema linguístico; isto é, este trabalho ancora-se na perspectiva funcionalista. Pretendemos responder às seguintes questões: (i) como as gramáticas tradicionais e alguns estudos linguísticos recentes abordam o uso de perífrases verbais e de estruturas com verbos-suporte? e (ii) quais atividades com estas construções são bastante recorrentes em livros/textos didáticos? A partir da reflexão sobre o uso e a abordagem de perífrases verbais e verbo-nominais, propomos algumas alternativas para o trabalho com o tema levantado que estejam adequadas às orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Nossa proposta visa a analisar aspectos da forma e do significado das construções em foco, tentando demonstrar como os efeitos de significado podem ser explicados em função do gênero textual que integram. Em função dessa concepçã o de l í ngua e do encaminhamento sugerido , acreditamos que, nas aulas de morfossintaxe, devem ser abordadas as noçõ es de varia ção e mudanç a lingu í stica s e, com isso, espera-se que o aluno compreenda que a gram á tica n ã o é um objeto est á tico e homog ê neo, mas um organismo vivo de natureza, essencialmente, heterogênea.
Referência(s)