Contexto familiar e cumprimento da condicionalidade de frequência escolar no Programa Bolsa Família no Ceará
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Issue: spe.2 Linguagem: Português
10.1590/0104-4060.52955
ISSN1984-0411
AutoresDomingos Abreu, Jakson Alves de Aquino,
Tópico(s)School Choice and Performance
ResumoRESUMO O objetivo desta pesquisa é identificar quais características das famílias dos beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF) exercem influência significativa sobre a probabilidade de a condicionalidade de frequência escolar ser cumprida ou não. Um banco de dados apropriado para análise quantitativa foi preparado a partir dos dados de 341 entrevistas semiestruturadas realizadas no estado do Ceará em 2016. Nossos resultados indicam que o cumprimento ou não da condicionalidade depende, principalmente, do engajamento das mães dos beneficiários nas atividades escolares dos filhos; o que, por sua vez, depende da escolaridade das mães e de seu interesse pelos estudos dos filhos.
Referência(s)