Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Educação para transformar as pessoas do mundo, geografia para mudar o mundo das pessoas: aproximações teóricas entre Paulo Freire e Milton Santos

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ; Volume: 8; Issue: 15 Linguagem: Português

10.26895/geosaberes.v8i15.562

ISSN

2178-0463

Autores

J Nascimento, Enderson Alceu Alves Albuquerque,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

O presente artigo objetiva expor as simetrias de pensamentos nos trabalhos de dois dos maiores intelectuais brasileiros: Paulo Freire e Milton Santos. Ambos os autores têm papel de notável destaque em sua área intelectual, tanto nacionalmente quanto internacionalmente. Paulo Freire é o segundo brasileiro com mais títulos de doutor honoris causa. Milton Santos é o único latino-americano ganhador do prêmio Vautrin Lud, o equivalente ao Nobel da Geografia. A demanda dos mais pobres sempre esteve no cerne da produção desses autores, sejam os oprimidos na leitura freireana, sejam os não-cidadãos pela ótica miltoniana. Nesta perspectiva, este artigo se insere no intuito de aproximar a geografia de Milton Santos à pedagogia de Paulo Freire em seus esforços para a construção de um mundo diferente, sem oprimidos e de cidadãos, de fato.

Referência(s)