
Análise dos Gastos na Alocação dos Recursos Públicos Destinados ao Ensino Fundamental dos Munícipios do Espírito Santo
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português
10.21714/1679-18272016v14n2.p381-392
ISSN1679-1827
AutoresWellington Dantas Sousa, Matheus Albergaria de Magalhães, João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento, Juliana Reis Bernardes,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO presente estudo avaliou a eficiência a eficácia na utilização de recursos públicos aplicados no ensino fundamental dos municípios Capixabas. Por meio de uma pesquisa descritiva, com abordagem predominantemente quantitativa, utilizou-se a Análise Envoltória de Dados – DEA e a técnica de Regressão Logística ( Logistic Regression ). Os achados revelam que os valores médios gastos por estudante não são determinantes para o alcance das metas estabelecidas pelo IDEB, já que, dentre os 10 municípios que tinham os maiores gastos, apenas metade atingiu a meta do IDEB em sua totalidade e/ou na média. No que tange à eficiência, 16 municípios alcançaram a eficiência máxima na alocação dos recursos, tendo metade deles também atingido a meta do IDEB em sua totalidade e/ou na média. Por fim, relativo à eficácia, foram obtidos indícios da existência de um relacionamento estatisticamente significante entre o IDHM educação, a eficiência na aplicação dos recursos públicos e o alcance da meta do IDEB. DOI: http://dx.doi.org/10.21714/1679-18272016v14n2.p381-392
Referência(s)