
Análise bibliométrica dos TCCs do curso de Pedagogia do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (2010-2015)
2017; Editora Izabela Hendrix; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português
10.15601/1176
ISSN2237-0587
AutoresKaryna Costa Duarte, Michele Aparecida de Sá,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente trabalho apresenta os resultados de um estudo bibliometrico dos temas abordados no Trabalho de Conclusao de Curso (TCC) no periodo de 2010 a 2015 do curso de Pedagogia do Centro Universitario Metodista Izabela Hendrix. O objetivo geral deste artigo foi identificar e apresentar os temas dos TCCs defendidos no curso de Pedagogia do Centro Universitario Metodista Izabela Hendrix.A metodologia de pesquisa foi a analise bibliometrica,pois ela e o meio de quantificar a ciencia, utilizando–se da aplicacao estatisticas nas fontes de informacao. Foram analisados 142 artigos disponiveis em formato digital, acessados no sistema online da biblioteca do Centro Universitario Metodista Izabela Hendrix. Os criterios para escolha deste periodo foram: O ano de 2010 por ser a data em que os primeiros TCCs foram defendidos e entregues a biblioteca e o ano de 2015 sendo o ano anterior a elaboracao dessa pesquisa.A partir dessa analise identificou-se que os temas mais abordados durante o periodo retratado e de interesse dos alunos foram Educacao Infantil e a categoria “Outros”. Ja as areas de conhecimento como a Inclusao, Educacao Fundamental, Gestao Escolar, Educacao em Espaco nao Escolar e EJA sao de pouco interesse dos alunos. Considera-se que o estudo aqui desenvolvido podera ser util e benefico para o desenvolvimento de futuros Trabalhos de Conclusao de Curso para os educandos em Pedagogia.
Referência(s)