Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A mudança linguística, a gramática e a escola

2017; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA; Volume: 18; Issue: 37 Linguagem: Português

10.5965/1984724618372017063

ISSN

1984-7246

Autores

Raquel Meister Ko. Freitag,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

Tendo a escola como eixo norteador de uma discussão que interessa a pesquisadores-linguistas e professores de língua portuguesa, este artigo se estrutura em torno de duas perguntas: qual é o papel da escola na mudança linguística? E qual é o papel da gramática na escola? São evocados os princípios da sociolinguística variacionista, considerando a abordagem dada ao fator escolarização e os resultados que são depreendidos a partir de sua análise, em duas perspectivas, a da produção e a da percepção, evidenciando a tensão entre frequência de uso e a avaliação social.Palavras-chave: Sociolinguística. Gramática. Frequência de Uso. Avaliação Social.

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