Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Aplicação do método Peer Instruction no ensino de Algoritmos e programação de computadores

2017; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22456/1679-1916.75141

ISSN

1679-1916

Autores

Maria Angélica Figueiredo Oliveira, José Valdeni de Lima, Alberto Bastos do Canto Filho, Felipe Becker Nunes, Luciana Vescia Lourega, Jorge Nazareno Batista Melo,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

O presente trabalho discute e apresenta os resultados de um experimento realizado na disciplina de algoritmos e programação de computadores de uma escola pública, utilizando o método de ensino Peer Instruction (Instrução por Pares). O objetivo foi avaliar a eficácia do método, considerando aspectos referentes ao desempenho e o engajamento de estudantes novatos e experientes em programação do curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio. Análises preliminares mostram um crescimento no desempenho dos alunos e indicam que aqueles em iniciação na programação têm uma pré-disposição em trabalhar de modo colaborativo comparado aos alunos com mais experiência.

Referência(s)
Altmetric
PlumX