
IMAGENS DA COREIA DO SUL NO PRISMA DA MODERNIDADE-MUNDO: UM ESTUDO SOBRE O POP COREANO NO CONTEXTO DA COPA DO MUNDO DE FUTEBOL DE 2014
2016; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português
10.12957/tecap.2016.19646
ISSN1981-9935
AutoresLuã Ferreira Leal, Michel Nicolau Netto,
Tópico(s)Japanese History and Culture
ResumoOs megaeventos, em contexto de globalização, adquirem o estatuto de plataformas de divulgação de projetos vinculados às imagens dos lugares. Dessa forma, a produção da identidade nacional, relacionada ao aspecto comercial hoje adotado pela noção de nation branding , demonstra como os bens simbólicos passam a ser produzidos em um processo desterritorializado. Neste artigo, estudaremos a desterritorialização da produção da identidade nacional a partir do estudo de caso do gênero musical K-Pop no contexto da Copa do Mundo de 2014. Será demonstrado como diferentes instâncias, agentes do mercado de entretenimento e o Estado sul-coreano convergiram para a promoção do K-Pop como organizador de imagens da Coreia como polo cultural da modernidade-mundo.
Referência(s)