
ANÁLISE QUALITATIVA DO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇO DE SAÚDE DO HOSPITAL REGIONAL PÚBLICO DO LESTE, PARAGOMINAS-PA.
2017; Linguagem: Português
10.5151/xveneeamb-156
ISSN2357-7592
AutoresLucimar Costa Pereira, Lorena Saraiva Viana, Maria Renata da Rocha Xavier, Maycon Viana Balbino, Nayara do Socorro Nascimento Farias, Mateus Henrique Trajano Brasil,
Tópico(s)Municipal Solid Waste Management
ResumoO avanço tecnológico provocou aumento na produção de bens de consumo duráveis e não duráveis, exigindo exploração constante dos recursos naturais, consequentemente provocando a formação de elevada quantidade de resíduos sólidos. O presente trabalho objetivou verificar in situ, a qualidade do Gerenciamento de Resíduos de serviço de saúde do Hospital Regional Público do Leste, localizado no município de Paragominas-PA, em consonância com a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) n. 306:2004 (BRASIL, 2004) que trata da melhor forma de gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde. A metodologia empregada foi observativa, sistemática, direta, qualitativa, in situ, com aplicação de um formulário aberto e associada a levantamento de dados documentais com recorte temporário compreendido entre 2003 a 2016. Para complemento desta foi aplicado um formulário aberto com questões relacionadas à gestão de resíduos de serviço de saúde. A Unidade de saúde possui um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS). Os resíduos são coletados por funcionários treinados, utilizando equipamentos de proteção individual (EPI). Os resíduos coletados são: infectantes, material reciclável e orgânico. O material infectante é transportado duas vezes na semana e tratado por uma empresa terceirizada denominada “Preserve, coleta de resíduos”. Estes resíduos são incinerados e, posteriormente analisados quimicamente com o intuito de verificar-se o grau de periculosidade das cinzas. Os materiais que apresentarem componentes perigosos são encaminhados para a cidade de Brasília- DF e os que não representarem riscos são transportados para o aterro sanitário da própria empresa. Os resíduos recicláveis e orgânicos são retirados externamente por veículos da prefeitura. A Unidade de Saúde cumpre com as etapas de coleta, segregação, acondicionamento, transporte interno, transporte externo e destinação final) exigidas pelo Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde, estando em consonância com a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) n. 306:2004.
Referência(s)