Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Realidade Virtual na Educação: Panorama das Pesquisas no Brasil

2017; Volume: 1; Linguagem: Português

10.5753/cbie.sbie.2017.203

ISSN

2316-6533

Autores

Anna Carolina Muller Queiroz, Romero Tori, Alexandre Moreira Nascimento,

Tópico(s)

Educational Games and Gamification

Resumo

A tecnologia de Realidade Virtual (RV) vem se tornando bastante popular e acessível, sendo natural, dado o seu potencial como ferramenta didática, sua crescente introdução nas salas de aula tradicionais e virtuais. O mapeamento das pesquisas brasileiras relacionando RV e Educação pode contribuir para a identificação de lacunas, sobreposições, oportunidades e subsidiar planejamentos pedagógicos e de políticas públicas. Este artigo faz uma análise do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq enfocando linhas de pesquisa em Realidade Virtual que envolvam Educação. Entre outras evidências, foi identificada maior concentração em pesquisas de tecnologia para educação do que em como educar com essa tecnologia.

Referência(s)