
Vocalização da lateral /l/: um estudo acerca da sua manifestação nas séries iniciais em sujeitos do ensino particular
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22168/2237-6321.7.7.2.394-413
ISSN2237-6321
AutoresAndré Pedro da Silva, Yasmin Maria Macedo Torres Galindo,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoO presente trabalho preocupar-se-á em explicar e catalogar o fenômeno encontrado na escrita da vocalização da lateral /l/ quando transformada em glide /w/ e expressa ortograficamente como vogal alta u, em posição de coda final e medial. No português do Brasil, esse fenômeno acontece de maneira vasta, principalmente nos primeiros anos de letramento de um indivíduo. Esse processo deve-se tanto aos fatores internos, tais como: contexto fonológico anterior e posição na palavra, quanto por fatores externos, como faixa etária e nível de escolaridade. O presente trabalho se debruçará sobre dados recolhidos na cidade de Jaboatão dos Guararapes-PE (unidade residencial 6, bairro do Ibura), no Colégio e Curso João Paulo I, de ensino particular. Provamos aqui, apoiando-nos no método quantitativo-comparativo, a proposta norteadora de nossa pesquisa: em séries iniciais, os dados de escrita estão mais próximos da fala e na medida em que se dá o letramento, com o aumento da escolarização, tende a se afastar desta (cf. MORAIS, 2003, 2007; MASSINI-CAGLIARI; CAGLIARI, 2008; MARCUSCHI, 2005; FARACO, 2012; ZILLES; FARACO, 2015).
Referência(s)