Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Um Sistema de Recomendação Baseado em um Modelo Cognitivo de Aprendizagem

2017; Volume: 1; Linguagem: Português

10.5753/cbie.sbie.2017.1667

ISSN

2316-6533

Autores

André Prisco Vargas, Rafael Rodrigues Pinheiro dos Santos, Sílvia Silva da Costa Botelho, Neilor Tonin, Jean Luca Bez,

Tópico(s)

Intelligent Tutoring Systems and Adaptive Learning

Resumo

Sistemas de recomendação para sistemas em educacionais demandam modelos diferentes dos utilizados em outras áreas. Um fator importante é apresentar objetos de aprendizagem (O.A.) que catalizem o aprendizado e não necessariamente operem em função dos gostos pessoais do estudante. Utilizando uma técnica de ranking em jogos, o ELO, comparamos estudantes e problemas como se os O.A. fossem duelos. Analisando o histórico de uma ferramenta online de problemas de programação, observamos que recomendar ao estudante problemas de ELO próximo ao seu tende a trazer melhores resultados.

Referência(s)