
Um Sistema de Recomendação Baseado em um Modelo Cognitivo de Aprendizagem
2017; Volume: 1; Linguagem: Português
10.5753/cbie.sbie.2017.1667
ISSN2316-6533
AutoresAndré Prisco Vargas, Rafael Rodrigues Pinheiro dos Santos, Sílvia Silva da Costa Botelho, Neilor Tonin, Jean Luca Bez,
Tópico(s)Intelligent Tutoring Systems and Adaptive Learning
ResumoSistemas de recomendação para sistemas em educacionais demandam modelos diferentes dos utilizados em outras áreas. Um fator importante é apresentar objetos de aprendizagem (O.A.) que catalizem o aprendizado e não necessariamente operem em função dos gostos pessoais do estudante. Utilizando uma técnica de ranking em jogos, o ELO, comparamos estudantes e problemas como se os O.A. fossem duelos. Analisando o histórico de uma ferramenta online de problemas de programação, observamos que recomendar ao estudante problemas de ELO próximo ao seu tende a trazer melhores resultados.
Referência(s)